sábado, 7 de maio de 2016

Vanilla Bakery Shop – 1ª crítica gastronômica

            A partir deste post eu dou início a uma longa jornada (espero eu) de relatos gastronômicos, que um dia talvez sejam remunerados, enquanto isso eu mesmo pago por elas e o faço com gosto, pois vejo a experiência gastronômica como uma experiência de vida muito enriquecedora mas eu sou suspeita a falar sobre isso, por amor e principalmente por ser a área na qual eu trabalho.
            Já visitei muitos lugares e há muito tempo penso em relatar sobre, porém não é uma tarefa fácil, é preciso avaliar com parcimônia vários pontos por mais que às vezes não seja possível. Já falo de antemão que sou chata, não uma cliente chata, porque mesmo insatisfeita não sou do tipo que faz barraco, sou da que sai DE CARA e nunca mais volta, sou chata no sentido o atendimento conta 40% da minha satisfação, os outros 50% é a comida em si e 10% fica pro ambiente, que por sinal tem grande influência na decisão de entrar no lugar, caso contrário eu nem entro. E assim, eu já fui gerente de restaurante, eu já contratei pessoas e sei da DIFICULDADE em encontrar mão-de-obra qualificada, geralmente a remuneração não é das melhores e achar uma pessoa que tenha a BOA VONTADE em atender um cliente é DIFÍCIL por isso, achar um lugar em que eu me sinta BEM ATENDIDA é complicado mas até posso ser atendida mais ou menos e a comida salvar.
            Antes de iniciar a minha crítica, vou adiantar para que vocês entendam que não sou uma pessoa que não entende nada de nada e resolveu meter o bedelho, ou “meter o pau” em estabelecimentos gastronômicos só porque acha legal, não, eu sou formada em Nutrição há 6 anos, tenho pós-graduação em Gastronomia, já fiz alguns mini cursos de cozinha, já fui gerente em alguns restaurantes, tanto em terceirizados em empresas quanto em comerciais e já trabalhei em restaurante de hotel, OU SEJA, meu currículo traz muita experiência na área gastronômica, não sou chef MAS conheço o que é bom e sou BEM exigente e sei que é fácil apontar as falhas porém o difícil é fazer. A minha intenção com as críticas é contar sobre os lugares que eu fui e expor A MINHA OPINIÃO, apenas isso. Para fechar, sou apaixonada por café e doces (a pâtisserie francesa principalmente), então se preparem vão vir muitos cafés, confeitaria, doceria, casas de chá e outros por aqui.


           A Vanilla Bakery Shop fica na Alameda Prudente de Moraes, 1293 Curitiba –PR, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a fachada (que é muito fofa), que eu vi de relance quando fui almoçar no restaurante Veg e Lev (um post em breve), que fica na mesma rua mas um pouco antes. Logo na sequência, vi a Melina Souza (do blog serendipy) postando alguma coisa sobre lá. Daí fui com a minha mãe numa segunda-feira e demos com a cara na porta, estava fechada, parece-me que agora eles estão abrindo na segunda mas é bom verificar antes. Passou um tempo e peguei uma sexta (chuvosa) a tarde após o trabalho para fazer a segunda tentativa, cheguei e não tinha ninguém mas em questão de 3 minutos, encheu =O.

          
             Encantada com a fachada entrei, deliciando cada pedacinho recém descoberto, logo de cara uma vitrine com muffins, brownies e bolos lindos além de latinhas lindas de biscoitos importados, copos e canecas, fui perguntada se precisava de ajuda falei que não, olhei mais um pouco a vitrine e depois entre todas as mesas livres escolhi uma num cantinho. Acomodada, recebi o cardápio o qual (folhas presas em uma mini prancheta de madeira), olhei cuidadosamente (letras e fonte boa, resultado final uma folha limpa sem poluição visual, bem explicado), queria café? Na verdade não, com uma variedade grande de chás resolvi optar por chá dessa vez e fiquei na dúvida se pegava um brownie mas como não tava num dia “quero muito chocolate” e para combinar melhor com o chá resolvi optar por um bolo, nesse meio tempo uma moça (que atende, mas não posso considerá-la como garçonete e atendente é um pouco vulgar, vou chamar de moça mesmo), visualize uma jovem muito queridinha e animada,-com dólmã e toque de chef com detalhes femininos – que particularmente é muito fofo, começou a explicar pra mesa ao lado da minha as opções de chás bolo e etc, aproveitei e prestei a atenção e decidi mais ou menos o que eu iria querer, nisso um rapaz (gerente? Dono? Não sei) veio me perguntar pois percebeu que eu estava esperando ser pego o meu pedido e nisso comentei que eu queria um chá, mas não do tipo preto e nem adstringente como o verde, gostaria estilo frutas vermelhas mas sem ser de frutas vermelhas hahaha ele entendeu a minha vontade (que bom!!) e me sugeriu as opções mais frutadas, escolhi o Tea Tango (Chá rooibos aromatizado com ervas e pedaços de frutas tropicais. Chá de sabor exótico e livre de cafeína) e um pedaço de bolo de banana com doce de leite. Nunca tinha ouvido falar de “rooibos” e ele pacientemente me explicou que é uma erva vermelha originária da África do Sul e vem sido descoberta e feita várias preparações com ela. 



   Rapidamente veio o meu pedido, o rapaz que entregou –outro rapaz levemente desajeitado –mas nenhum pecado grave (questão de prática e treinamento talvez), o chá veio em um bule fofo demais, o chá de uma cor alaranjada e um aroma frutado maravilhoso, foi PERFEITO com a minha expectativa, o bolo vem com o doce de leite separado e um crumble de MARAVILHOSO de amêndoas, uma fatia generosa –na minha opinião, que estava satisfeita e não com fome no momento, até imaginei que ela seria mais fina, para fechar o pacote estava tocando na trilha ambiente La vie en rose –apenas instrumental (que na hora não consegui identificar mas sabia que era francês), falou em trilha sonora francesa, deu um tiro em cheio no meu coração, por coincidência tive o momento maravilhoso de degustar um gole de chá ouvindo francês. Logo após o som abafou um pouco com a conversa ambiente.
            Ao final perguntei pra moça, qual era a música que estava tocando, ela foi perguntar e depois veio me contar que é uma rádio que eles deixam tocando Jazz Radio (observação para a pronúncia do inglês dela, considerei MUITO BOA, ela já tinha explicado algumas preparações que possuem o nome em inglês e ela fala bem) e que ela não sabia dizer qual era a música mas só eu o fato de eu ter sido respondida estava ótimo.
            Minha opinião final, Atendimento: 38% (de 40), Gastronomia 50% (de 50) e Ambiente 10% (de 10), nota final de satisfação de 0 a 100 – 98%, intencionalmente e inicialmente o Vanilla já foi uma visita que viraria post porém não imaginava que se sairia tão bem, vou até parecer uma crítica boazinha desse jeito hahaaha. Observação em especial ao ambiente, maravilhoso, quem fez o design de interiores acertou em cheio, ele é acolhedor e aconchegante, o papel de parede xadrez com uma pátina? – riscos brancos já do papel de parede - dá aquela sensação de abraço de vó rsrsrs saiu uma matéria na Gazeta do Povo -link na sequência, a qual explica "A fachada tem estilo irlandês, o papel de parede é uma estampa escocesa e o cardápio tem influência norte-americana. No coração do Batel funciona há um ano o Vanilla Bakery Shop, um pequeno lugar com decoração eclética e atmosfera aconchegante que se inspira nas cafeterias de bairro de Nova York." http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/vanilla-bakery-shop-se-inspira-nos-cafes-nova-iorquinos/ a trilha sonora, perfeita, as mesas são pequenas (uma pessoa sozinha, não se sente tão sozinha) a iluminação muito boa, alguns lugares são um pouco escuro o que atrapalha ou claros demais que dá uma sensação de abandono só há um detalhe, que neste dia não foi problema, o lugar não é grande o que se você der o azar e estiver cheio, talvez tenha que esperar, tem umas duas mesinhas na rua, que num dia bonito deve ser bem gostosinho de ficar.


            Como nessa vida nada é de graça, hahaha quanto eu paguei por essa experiência? R$17,70 - o chá foi R$ 9,80 e a fatia de bolo R$7,90 e vale a pena? PARA A MINHA PESSOA SIM, se você curte esse tipo de lugar e coisinhas diferentes do estilo que eu falei, valoriza isso e mora em Curitiba, ou está de passagem, COM CERTEZA!! Algumas pessoas podem achar o valor um pouco salgado, pra um chá e uma fatia de bolo, pela localização, pelo conceito, pela vida, pra mim, sim – não é barato mas é o preço, com o detalhe que eles NÃO COBRAM TAXA DE SERVIÇO, o que eu acho justíssimo, pois, me desculpa quem concorda, mas a gente já paga para comer no lugar – e atualmente não é pouco o que pagamos, eu penso que o dono deve incluir na margem dele em cima dos produtos todos os seus gastos, inclusive o serviço, além do fato que eu, na minha opinião A PESSOA FOI CONTRATADA para servir as pessoas, trabalhar com o atendimento, é a OBRIGAÇÃO dela fazer isso e bem, não é plus, a minha opinião é muito rigorosa quanto a isso.

Se voltarei, SIM, com certeza ;) !! obs: esse daqui será o meu selo: Voltarei? SIM, com certeza !! hahaha

Nenhum comentário: