quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tomilho



meu DEus, que erva cheirosa!!!!

Em casa, minha mãe compra ervas desidratadas; mas não adianta a erva fresca em relação a desidratada é muito melhor, não tem nem comparação.


Empolguei-me tanto com o tomilho in natura que decidi fazer juz a definição do blog, (além dos devaneios gastronomia entre outros na área também).


Encontrei 3 definições diferentes:


TOMILHO:


1- lembra muito o sabor e aroma do orégano mas é amis leve na digestão. É usado em sopas, aves, saladas e pratos à base de tomate em geral. (folheto do Companhia das Ervas- que vende tudo possível e imaginável desidratado)


2- é muito utilizado no preparo de molhos, recheios, sopas, carnes, aves e peixes. (caderno de receitas da Tilibra, que tem algumas definições muito boas).


3- SABOR: Intensamente aromático - USA-SE COM: Aves e carnes assadas e caçarolas, batatas assadas. (LE Cordon Bleu - Todas as técinas culinárias)


Agora resta-me comprar a erva in natura aqui em casa e utlizá-la em batatas assadas hummmmm, com um frango assado melhor ainda!!!


Ah e nutricionalmente correto: para pessoas hipertensas que devem diminuir a quantidade de sódio ingerida (sendo o sal de cozinha NaCl rico em Sódio (Na), vale saber que a regra é assim para cada 1g de Nacl temos 400mg de Na), o uso de ervas aromáticas é importantíssimo e interessantíssimo, pois dará o gosto a comida hipossódica (com pouco sal).


ah e quanto as propriedades da erva como planta:


Tomilho-vulgar (Thymus vulgaris) : Folhagem verde-acinzentada com aroma intenso; Flor branca a púrpura pálido; Época de floração: Maio-Outubro; Ciclo de vida: perene; Porte - altura: 15-30 cm diâmetro: 40 cm estrato arbustivo: arbusto; Propriedades: aromática, medicinal, condimentar; Comestível; Partes utilizadas: folhas; Solo: bem drenado e arenoso; Exposição: sol; Atrai insectos úteis; Repele pragas; (loja.cantinhodasaromaticas.pt/loja/product_in...)