segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

o que esta imagem te lembra?


no mínimo comemorações, festas, ano novo ...
qualquer coisa, menos uma senhora viúva chamada Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a não ser que você seja uma pessoa estudante da área ou culta e esclarecida o suficiente saberá de quem eu estou falando, mas se você for leiga (o) como eu, e mal conhece a Cereser, descobrirá que ela também é conhecida como a rainha do champagne, por meio de uma reportagem da revista Cláudia de Outubro de 2009 (Cláudia também é cultura eeee rs), descobri que essa Veuve Clicquot (que possui um nome tanto quanto difícil de gravar, e que segundo o wikipedia se pronuncia a grosso modo vuuv clicô [ponsardan]) ) realmente mostra que foi uma mulher à frente do seu tempo, assumindo os negócios a partir da sua viuvez e inventando o remuage, processo usado até hoje para melhorar a qualidade do champagne removendo resíduos que o deixam turvo (aquele negócio de guardar a garrafa de maneira diferente) e, com isso diminuir o tempo e os gastos de produção. Vale ressaltar também, para as pessoas leigas no assunto como eu, mas que possuem a sede de aprender, que por determinação da União Européia, denominam-se champagne apenas os vinhos produzidos na região de Champagne na França, assim como os Cava (Espanha) e os Asti (Itália) e, espumante é o nome genérico da bebida (nossa tão famosa,nacional e querida Cereser) também é legal saber que "Ele é feito à base de três tipos de uva (Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay) e fermentada duas vezes, sendo que na segunda fermentação é liberado o gás carbônico que se transforma nas famosas bolhinhas de ar", explica o enólogo curitibano Luiz Groff.
Esse é o champagne da mulher, que no mínimo depois de tanta história da vontade de experimentar, e que custa nada menos que a bagatela de R$187,00 no site Costi Bebidas, que chama o vuuv clicô de champagne branco seco francês, conhecido por sua estrutura de vinho e equilíbrio de sabores, seu estilo único seduz (mas vamos combinar que seu preço não, por enquanto eu fico com a minha Sidra Cereser mesmo, hehe);
E essa é A mulher, num quadro do século 19 com sua bisneta Anne:
Mas o mais legal dessa história toda chiquetosa (porque vamos combinar que qualquer coisa que envolva a França é chique, nem que seja apenas de nome), é que a vuuv clicô escreveu uma carta que é um autorretrato para sua bisneta Anne dizendo: "Minha querida (...), você mais do que ninguém, se parece comigo pela audácia. É uma qualidade que me valeu muito...hoje sou chamada a Grande Dama do Champagne! O mundo está em perpétuo movimento e precisamos inventar o amanhã. É preciso passar à frente dos outros, ter determinação e exatidão e deixar a inteligência conduzir a sua vida. Aja com audácia." (Isso em 1800 e pouco, e a mulher já tinha essa visão!!! Vamos seguir o conselho da velha -rs- que ela sabe do que tá falando ein!!!)
Determinação - Exatidão - Inteligência e Audácia mulherada!!!!!!!!
Isso sim nos tornará irresistíveis!!!