segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

o que esta imagem te lembra?


no mínimo comemorações, festas, ano novo ...
qualquer coisa, menos uma senhora viúva chamada Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a não ser que você seja uma pessoa estudante da área ou culta e esclarecida o suficiente saberá de quem eu estou falando, mas se você for leiga (o) como eu, e mal conhece a Cereser, descobrirá que ela também é conhecida como a rainha do champagne, por meio de uma reportagem da revista Cláudia de Outubro de 2009 (Cláudia também é cultura eeee rs), descobri que essa Veuve Clicquot (que possui um nome tanto quanto difícil de gravar, e que segundo o wikipedia se pronuncia a grosso modo vuuv clicô [ponsardan]) ) realmente mostra que foi uma mulher à frente do seu tempo, assumindo os negócios a partir da sua viuvez e inventando o remuage, processo usado até hoje para melhorar a qualidade do champagne removendo resíduos que o deixam turvo (aquele negócio de guardar a garrafa de maneira diferente) e, com isso diminuir o tempo e os gastos de produção. Vale ressaltar também, para as pessoas leigas no assunto como eu, mas que possuem a sede de aprender, que por determinação da União Européia, denominam-se champagne apenas os vinhos produzidos na região de Champagne na França, assim como os Cava (Espanha) e os Asti (Itália) e, espumante é o nome genérico da bebida (nossa tão famosa,nacional e querida Cereser) também é legal saber que "Ele é feito à base de três tipos de uva (Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay) e fermentada duas vezes, sendo que na segunda fermentação é liberado o gás carbônico que se transforma nas famosas bolhinhas de ar", explica o enólogo curitibano Luiz Groff.
Esse é o champagne da mulher, que no mínimo depois de tanta história da vontade de experimentar, e que custa nada menos que a bagatela de R$187,00 no site Costi Bebidas, que chama o vuuv clicô de champagne branco seco francês, conhecido por sua estrutura de vinho e equilíbrio de sabores, seu estilo único seduz (mas vamos combinar que seu preço não, por enquanto eu fico com a minha Sidra Cereser mesmo, hehe);
E essa é A mulher, num quadro do século 19 com sua bisneta Anne:
Mas o mais legal dessa história toda chiquetosa (porque vamos combinar que qualquer coisa que envolva a França é chique, nem que seja apenas de nome), é que a vuuv clicô escreveu uma carta que é um autorretrato para sua bisneta Anne dizendo: "Minha querida (...), você mais do que ninguém, se parece comigo pela audácia. É uma qualidade que me valeu muito...hoje sou chamada a Grande Dama do Champagne! O mundo está em perpétuo movimento e precisamos inventar o amanhã. É preciso passar à frente dos outros, ter determinação e exatidão e deixar a inteligência conduzir a sua vida. Aja com audácia." (Isso em 1800 e pouco, e a mulher já tinha essa visão!!! Vamos seguir o conselho da velha -rs- que ela sabe do que tá falando ein!!!)
Determinação - Exatidão - Inteligência e Audácia mulherada!!!!!!!!
Isso sim nos tornará irresistíveis!!!

Um comentário:

Deo a Terrível disse...

Olá!
Que bom que gostou do meu blog (pelo menos do design, né) Hehe.

Também achei o teu muito bonito. Gostei dos teus textos.
E realmente a francesa aí estava uns séculos a frente do tempo dela, hein...
De verdade, dá pra colocar essa frase que você destacou num quadro, do lado do espelho do banheiro, pra gente ler assim que acordar. Deve dar um gás pra enfrentar o dia.
Haha!

Beijos!